Créditos: Ricardo Matsukawa

Respeito e amor pelos animais desde cedo

O papel dos bichinhos na criação das crianças

Grandes ou pequenos, da terra, do céu ou do mar, os animais são fonte de admiração para a maioria das crianças. Desde cedo, os pequenos são ensinados sobre as particularidades e os hábitos de cada espécie, o que desperta maior interesse ainda pelos bichinhos.

Valorizar a importância que os animais têm em nossas vidas deveria fazer parte da formação de todo cidadão, pois assim seriam fortalecidos os laços de respeito e amor pela causa animal. A partir da convivência em harmonia com os bichos, é natural que valores como responsabilidade, afeto, pertencimento, senso de coletividade e comunidade sejam reforçados na mentalidade de todos.

Criando uma relação com os animais

Dentro de casa

A ciência comprova que os animais de estimação são excelentes formas de estimular um ambiente saudável dentro de casa, impactando positivamente inclusive em quadros de saúde mental, como a depressão.

Por isso, muitas vezes, cachorros, gatos, peixes ou passarinhos são uma adição perfeita para o núcleo familiar, servindo para estreitar relações e auxiliar a criança em seu comportamento, visão de mundo e responsabilidades. Além de despertar e nutrir sentimentos como carinho e amor em seu coração.

Na escola

Já dentro dos muros da escola, o respeito pelos animais pode ser reforçado por meio de atividades lúdicas, que deem asas à imaginação dos pequenos e gerem neles a curiosidade e a empatia por todas as espécies.

Quando auxiliamos as crianças e os jovens a reconhecerem seu lugar no mundo, entendendo e respeitando tudo que há ao redor, formamos uma geração muito mais consciente, tolerante e ciente de seus deveres.

A fazendinha do Colégio Novo Tempo

Por saber da importância de se ter uma convivência entre crianças e animais, o Colégio Novo Tempo oferece um ambiente rico em fauna e flora para seus alunos. Com uma estrutura que possui ares de fazenda, a instituição possui animais que são criados de forma cuidadosa e respeitosa, e interagem com as crianças desde o berçário.

Nesse cenário harmonioso, um dos mais queridos mascotes da escola é a Lilica, uma cabra que virou o xodó dos alunos e até dos professores. Ela ganha o coração de todos com seu jeito dócil e já desenvolveu uma relação de afeto com todos que a conhecem.

Além dos animais, os alunos do Novo Tempo cuidam também de uma horta, ajudando a fortalecer a integração com o meio ambiente, um dos grandes propósitos da escola.

E você? Já pensou em visitar a nossa fazendinha que une ensino de qualidade com muita integração com os animais e o meio ambiente? Confira nossas redes sociais e entre neste mundo mágico do aprendizado!