Créditos: Ricardo Matsukawa

Desenvolvendo as competências socioemocionais do jovem

O diálogo como a chave da transformação

Uma máxima universal que todos já vivenciamos em nosso dia a dia é que as palavras têm poder. Um conselho, um elogio, uma crítica ou um desabafo são extremamente valiosos para as relações humanas. Afinal, é a partir da comunicação que somos capazes de compartilhar nossas adversidades e deixamos de enfrentar os desafios sozinhos.

Tendo em vista esse cenário, reconhecer a importância de desenvolver as competências socioemocionais de crianças e jovens é o primeiro passo para uma vida mais transparente. Em tempos em que se discute tanto as questões de saúde mental, é fundamental mantermos um canal aberto sobretudo com os indivíduos que estão em formação.

Estabelecendo uma convivência harmoniosa

Escola = ambiente confortável

É na escola que crianças e adolescentes passam a maior parte de seu tempo. Em meio às lições em sala de aula e à convivência com os colegas, é preciso criar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos vivam em harmonia, aprendendo a respeitar as diferenças e respeitando as características pessoais de colegas e professores.

A partir de uma relação próxima entre alunos e professores, os jovens se sentirão mais confortáveis para se abrir, compartilhar suas questões pessoais e pedir ajuda de psicólogos, orientadores e pedagogos para solucionar problemas que podem até afetar o seu rendimento escolar.

Casa = acolhimento

Já o lar deve ser encarado como uma zona segura, com uma relação familiar mais sincera possível. Quando o filho não guarda segredos de seus responsáveis, sentindo-se confortável para compartilhar sobre suas experiências, menor é a chance de se afastar, isolar ou fazer coisas sem que os pais saibam.

Somando a formação de uma base sólida, que ensina valores como honestidade, respeito e empatia, com a abertura necessária para que o jovem tire suas dúvidas e divida suas angústias com os pais, temos um ambiente mais propício para o desenvolvimento saudável das competências socioemocionais.

Dicas práticas

• Escolher sempre falar a verdade, mesmo quando ela é difícil;
  • Em vez de proibir, escolher orientar e ensinar o melhor caminho;
  • Construir relações respeitosas e sempre estar em dia com a vida de amigos, colegas e familiares;
  • Abrir um canal de diálogo com as pessoas próximas;
  • Oferecer um conselho quando o mesmo é requisitado;
  • Evitar julgar as adversidades alheias e sempre buscar ajudar;
  • Encontrar uma rede de apoio, composta por quem você mais confia, para auxiliar quando for preciso.

O zelo no convívio do Colégio Novo Tempo

Tendo em vista a importância de oferecer um convívio respeitoso na escola, para entregar a melhor experiência moral ao jovem estudante, o Colégio Novo Tempo possui diversas iniciativas que zelam por um ambiente onde todos podem se expressar livremente.

Um exemplo deles é o Flow, um projeto socioemocional que proporciona experiências profundas, envolventes e transformadoras. Durante o Flow, são realizados workshops e dinâmicas de grupo para tratar questões de conflitos, relacionamentos entre os jovens e sua identidade. Esse ano, os encontros foram promovidos para os alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio.

Outra iniciativa bem-sucedida no Novo Tempo é a Assembleia NT, um espaço instituído no colégio para que questões de convivência possam ser debatidas por todos, numa perspectiva de solução de problemas. Com liberdade e voz ativa, o aluno inicia, de forma sistemática, a formação de valores e atitudes de uma sociedade democrática, garantindo vivências de coletividade, escuta e empatia baseadas no diálogo.

Aqui, nossos alunos são formados para serem Extraordinários. Venha ser Extraordinário você também e saiba mais sobre nossos projetos em nossas redes sociais.