Volta às aulas: Como facilitar o período de adaptação escolar
Entenda os caminhos para uma adaptação escolar mais humanizada, tanto para as crianças, como para os pais
O período de volta às aulas é um momento muito importante e cheio de novas emoções para as crianças, jovens, familiares e corpo docente. Iniciar a vida na escola, mudar de colégio, a transição de séries e turmas, fazer novos amigos, entre outras mudanças, fazem parte da trajetória educacional de todo o ser humano. Mas isso não significa que sempre essa adaptação será instantânea e fácil.
A adaptação escolar é um processo de familiarização extremamente importante na vida dos alunos e familiares. Por isso, precisa ser feita com muito carinho, empatia e escuta ativa, para que este período ocorra de forma tranquila, segura e repleto de experiências significativas tanto para os discentes quanto para os responsáveis.
O processo de adaptação
Antes da tomada de decisão de matricular os filhos em uma instituição de ensino, os familiares passam pelo processo de preparação em busca da melhor escola, melhor metodologia e a que mais se adequa aos princípios e valores que os norteiam. Afinal de contas, essa escolha representa um grande passo em direção ao alcance de objetivos futuros. É um momento de construção de uma relação que se inicia desde o primeiro contato com a instituição na recepção da escola, até o desenvolvimento do aluno em sala de aula.
Não há uma fórmula nem segredo especial para o processo de adaptação, mas a integração da família e a escola é primordial para a adequação plena. Esse desenvolvimento deve ser feito de forma respeitosa, entendendo o tempo da criança e a necessidade de pais e responsáveis. A insegurança por parte dos pais, falta de envolvimento e falta de rotina fora da sala de aula são alguns dos fatores que dificultam a adaptação do aluno à nova realidade.
Os pais devem incentivar a autonomia e reforçar, em conversas com os filhos, os aspectos positivos dessa mudança, afirmando que estão crescendo, conquistando novos espaços e aprendizados, fortalecendo laços de amizades, ampliando possibilidades de novas experiências. A compra do material escolar pode ser estimulante, negociando interesses e escolhas, organizando junto os pertences, antecipando e estimulando um novo recomeço.
Mas, atenção, o tempo para a adaptação escolar varia de acordo com a personalidade da criança, a escola e o suporte familiar. Não há uma regra, afinal, cada indivíduo apresenta características próprias, com trajetória exclusiva.
A adaptação no Colégio Novo Tempo
No Colégio Novo Tempo, entendemos a importância da singularidade de cada aluno e a complexidade da adaptação. Por isso, desde a portaria até a sala de aula, toda a comunidade escolar participa do processo, não apenas para acolher os alunos que ingressam pela primeira vez na escola, mas aqueles que estão retornando ou mudando de turma.
Além disso, temos a filosofia de cuidado e acolhimento, com acompanhamento dos nossos alunos. Dentre os recursos que proporcionamos, contamos com o apoio psicopedagógico, presente no dia a dia e com atuação ativa. Através desse acompanhamento, conseguimos identificar desafios, questões dos alunos e déficits para traçar estratégias e soluções.
Também promovemos o estímulo ao relacionamento com outros ambientes através do nosso Núcleo Ambiental, que viabiliza o contato direto dos alunos com a natureza e pequenos animais. Esse contato, além de desenvolver os pequenos sobre questões ambientais e cuidado com os animais, também os ajuda a relaxar, aliviar tensões e cria momentos de descontração e diversão. Além disso, esse contato também ajuda a diminuir sentimentos como o estresse e a ansiedade.
No Novo Tempo, o aluno é único e exaltado pela sua singularidade. Afinal, é tempo do novo, é Novo Tempo!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/colegionovotempo/
Leave a Comment