Protagonistas do futuro

Por que incentivar novas ideias é tão importante

Por trás de cada jovem, há uma grande ideia. Um sonho, um projeto, um talento a ser explorado. A fase dos 8 aos 18 anos de idade é aquela em que a criatividade está mais aflorada, unindo aprendizados e vivências para construir o saber. Por isso, é fundamental que, tanto na escola quanto em casa, crianças e adolescentes sejam ouvidos e tenham voz ativa para compartilhar seus pensamentos.

Como dar suporte ao seu filho

Valorize o conhecimento além da nota

Na escola, sabemos que as avaliações fazem parte do sistema de ensino. No entanto, o boletim do aluno não deve ser a única forma de se avaliar o potencial dele.

Diferentes pessoas possuem diferentes aptidões. Um estudante que tem uma excelente escrita pode precisar de uma dedicação extra para tirar uma nota alta em disciplinas de exatas. Assim como um artista nato, muitas vezes, possui dificuldade em se expressar no papel. Seja como for, devemos ter um olhar atento e capaz de reconhecer as qualidades de cada jovem, assim como seus pontos de atenção, para que ele aprimore cada um desses lados.

Invista em sua rotina

Projetos complementares e atividades extracurriculares são uma ótima forma de aliviar a rotina do jovem, inserindo tarefas que potencializam seu dia a dia e o auxiliam a aprimorar-se e tornar-se sua melhor versão.

Alguns exemplos disso são esportes, cursos de linguagens e atividades como robótica, informática, dentre outras. Ter contato com a educação das mais variadas formas torna o  estudante cada vez mais pronto para o futuro.

Estimule a imaginação

Nenhuma ideia é uma má ideia. Demonstrar interesse, respeitar a opinião, escutar atentamente e corrigir o que ainda não está correto deve fazer parte da educação dos protagonistas da nova geração.

Por isso, é importante sempre estimular a imaginação dos pequenos, criando um ambiente seguro e acolhedor para que ele compartilhe suas ideias, valorizando e participando de cada uma delas.

Projetos de inovação no Colégio Novo Tempo

Os pequenos grandes gênios que estudam no Colégio Novo Tempo têm acesso a diversos tipos de atividades extracurriculares para compor sua grade. A ampla variedade de competências exploradas aqui permitem que alunos de diferentes perfis e aspirações tenham opções que se enquadrem em seus gostos e preferências, proporcionando experimentação e  aprofundamento nas mais diversas áreas.

Um exemplo vivo disso é a recente Feira Brasileira de Jovens Cientistas, na qual nossos alunos Felipe, Lucas Batista e Lucas Martins são finalistas com o projeto “VOLT: carregador portátil movido a pilhas”.

O projeto foi executado pensando na necessidade de cerca de 234 milhões de pessoas que possuem celular no Brasil, sendo dependentes de um carregador elétrico para manter o funcionamento do aparelho. Por isso foi feita a proposta de um carregador portátil que funciona com pilhas e que não dependa da energia elétrica.

O produto foi desenvolvido e montado em uma saboneteira de plástico. Como resultado, carregou diversos tipos de celulares, com exceção dos produtos da Apple (devido à proteção do próprio fabricante).

A ideia pensada por nossos alunos se sobressaiu e garantiu uma posição de destaque na competição, mostrando a importância da escola incentivar as ideias de seus alunos e apostar em seu conhecimento.

E você? Tem uma ideia para compartilhar?