Jazz e Balé: a dança na Educação Infantil
A essência da dança
A dança é uma manifestação artística que utiliza o corpo de forma criativa e livre. Esses movimentos foram as primeiras demonstrações expressivas do ser humano e surgiram na Pré-História como ações reativas: o bater das mãos e dos pés, por exemplo.
Atualmente, existem dezenas de estilos de dança, para todas as idades e gostos. Abordaremos neste texto dois deles que são bastante conhecidos.
O Jazz se originou da cultura africana e foi bastante transmitido durante o período de escravização dos negros, já que eles usavam a dança como um movimento cultural diante da situação precária em que viviam. Com o passar do tempo, o estilo original se mesclou com a música desenvolvida em países europeus e nos Estados Unidos até se tornar o Jazz Dance como conhecemos hoje.
O Jazz é praticado individualmente ou em grupo e os passos podem ser ensaiados ou improvisados no momento. O balanço capaz de exibir o swing do dançarino permite a liberdade de expressão, demonstrando o que a pessoa ou grupo sente e deseja e mesmo uma mensagem que se quer transmitir.
Já o Balé teve sua origem na Itália, durante o período renascentista, no formato de teatro, unindo música e dança para ampliar as possibilidades de expressão artística aos atores envolvidos. As Cortes davam extrema importância a essas apresentações, já que ajudavam a disseminar os conceitos de elegância e disciplina presentes no regime da época.
O Balé trabalha com posições eretas do corpo humano e com o movimento dos braços e pernas ao decorrer da dança. Simetria e disciplina são conceitos presentes na cultura dos bailarinos. A dança requer bastante preparo físico para trabalhar com a flexibilidade e alinhamento do corpo dos praticantes.
Esses modelos de dança apresentam um potencial de aprendizado em qualquer ambiente em que são introduzidos e trazem muitos benefícios quando praticados desde a infância. Por esse motivo, a escola é uma excelente oportunidade de apresentá-los às crianças e de ser a porta de entrada para um primeiro contato com a prática.
Além de trabalhar diretamente o aperfeiçoamento dos movimentos, essas danças ajudam no desenvolvimento da sensibilidade, permite a melhor expressão dos sentimentos e auxilia na socialização de crianças tímidas e na valorização da autoestima. O relaxamento durante a atividade também libera endorfina, que auxilia no descanso e produtividade não só do corpo como também da mente.
Na parte física, ainda, a postura e a coordenação motora são fortalecidas pelos movimentos constantes e o equilíbrio acaba sendo impulsionado por essas ações. O aumento da força muscular pela prática do treino e do alongamento diários também é perceptível, dessa forma diversas doenças e lesões podem ser evitadas no futuro.
Novo Tempo
O Colégio Novo Tempo disponibiliza, na grade de Extracurricular, aulas de Jazz e Balé. Nessas atividades, o aluno aprende disciplina, postura, resiliência e expressão dos seus sentimentos. Além disso, são trabalhados a autoestima, a musculatura e o pensamento coletivo do jovem.
As primeiras aulas ensinam os movimentos básicos com diversas ferramentas com o objetivo de desenvolver de forma gradativa o estudante. Depois do primeiro contato, os passos mais complexos são inseridos e a dança acaba ocorrendo de forma natural e intuitiva.
Venha ser Extraordinário também por meio da dança!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo
Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo
Twitter: https://twitter.com/col_novotempo
Leave a Comment