Créditos: Ricardo Matsukawa

O hábito da leitura

Ler é aprender

A origem da leitura anda de mãos dadas com a história humana. Essa prática está intimamente associada aos suportes de acomodação da escrita. Desde as tábuas com escrita cuneiforme da Antiga Mesopotâmia até a escrita moderna dos smartphones, esses suportes moldam a prática da leitura em cada época específica. E temos acompanhado o quanto eles estão cada vez mais ágeis e eficazes.

A escrita cuneiforme, por exemplo, originou-se como formato de registro contábil focado em facilitar o comércio e sua leitura (na sua forma mais rudimentar) acompanhava todo esse desenvolvimento para expandir a vida em sociedade. Com o passar do tempo, a leitura se tornou mais rica e complexa devido ao avanço cultural.

Esse hábito era um privilégio das pessoas ligadas a funções hierárquicas, já que era uma transmissão oral e coletiva, ou seja, uma figura central representava o poder linguístico. A leitura era feita em voz alta para um público em questão. O método era também muito comum na educação; em Atenas, por exemplo, as crianças recitavam as epopeias de Homero.

Outro formato de leitura bastante conhecido até hoje é a leitura silenciosa. Ela nasceu com os monges copistas da Idade Média. Eles necessitavam de ambientes silenciosos para favorecer a leitura atenta e a precisão na cópia de manuscritos da época. Essa prática individual tornou-se comum, principalmente após a invenção da prensa por Gutenberg, no século XV, que disseminou a publicação de livros sobre diversos temas.

Independentemente de gosto e estilo, uma coisa é certa: o cultivo desse hábito gera diversos benefícios para quem o pratica. Quem lê, conhece diversos assuntos e experiências que vão além do mundo real, tem a criatividade estimulada e o vocabulário enriquecido. 

Além disso, a leitura desenvolve o pensamento crítico, a empatia, a argumentação e o senso coletivo. Este último é uma peça importante no aprendizado entre família e escola, já que esses círculos sociais próximos ao aluno servem de apoio para o seu crescimento.

A escola tem um papel fundamental na criação do hábito de ler. Por meio de atividades em sala de aula e projetos culturais, livros e textos são apresentados de maneira leve e convidativa às crianças e jovens. Ler e escrever formam um par imprescindível no crescimento pessoal do estudante.

Novo Tempo

O Colégio Novo Tempo incentiva a leitura e acredita que o mergulho nesse mundo é uma peça essencial para expandir o conhecimento da criança. O colégio não só garante o acesso a livros literários como também realiza diversos projetos capazes de fomentar o interesse do aluno: 

“Você já leu?” – O projeto divulga diversas obras literárias para toda comunidade estudantil, incentivando o hábito da leitura em novos assuntos.

“Roda Viva” – Sacolinhas com um livro infantil que são sorteadas entre os alunos para serem levadas para casa; o objetivo é que os pais ou responsáveis leiam para (ou com) eles no final de semana. 

“Shiny Day” – Toda última sexta-feira do mês, os alunos vão para a escola vestidos com suas fantasias preferidas, explorando os clássicos da Literatura Infantil.

Venha ser Extraordinário também por meio da leitura!

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