Geração de transformação

A urgência em cuidar da natureza

No fim do ano de 2022, o desmatamento na Amazônia atingiu números alarmantes. A área desmatada sofreu aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados do sistema Deter-B, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Este cenário é um alerta para a exploração de recursos naturais do Brasil, um país tão rico, mas que infelizmente não cuida de seu próprio patrimônio.

Saber o papel individual de cada cidadão e sua responsabilidade na manutenção do meio que nos cerca é o primeiro passo para a transformação. Para que as futuras gerações tenham um futuro melhor e mais sustentável, precisamos plantar hoje a semente do amanhã, e não há maneira melhor de fazer isso senão educando.

Para dar o primeiro passo, escola e família devem fortalecer discussões ambientais com crianças e adolescentes, conscientizando os pequenos sobre a urgência em cuidar da natureza. Tais temas devem ser trabalhados de forma lúdica, leve e descontraída, por meio de dicas e informações didáticas.

Fazendo a diferença todos os dias

Ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade é uma missão coletiva. E para dar o pontapé inicial, sugerimos algumas ações para que possamos fazer a diferença no dia a dia.

Reciclagem: dê uma nova função a um item que iria ser jogado fora! Vale ser criativo, o importante é reutilizar mais e descartar menos.

Coleta seletiva: separar o lixo faz toda a diferença para o seu descarte, de forma menos poluente e que gere menos danos ao meio ambiente. Por isso, vale reservar o lixo orgânico ou utilizar o método de descarte em latas de lixo coloridas, por exemplo.

Transportes alternativos: bicicletas, patins, patinetes, transporte coletivo ou a boa e velha caminhada. Quanto menos veículos na rua, menos poluição.

Lixo no lixo: é fundamental ensinar os mais novos sobre descarte, a importância de não jogar lixo no chão, no mar ou na natureza.

Evite o desperdício: não comprar em excesso, colocar mais comida do que você pode comer no prato e outras lições básicas são fundamentais para evitar o desperdício e gerar menos lixo.

Discussões sobre o tema: promover a conscientização com debates, aulas, filmes e palestras sobre o assunto trará mais informação e relevância para a sustentabilidade, fazendo parte do dia a dia de jovens e crianças.

Formando amigos da causa no Novo Tempo

Um dos principais objetivos do Colégio Novo Tempo ao oferecer uma formação completa para futuros cidadãos, é promover a integração de seus alunos com a natureza que os cerca. Seja dentro ou fora de sala de aula, a escola ensina a importância de cultivar o respeito e a amizade das crianças pelos animais, plantas e recursos naturais.

O colégio adota a filosofia sociointeracionista e mantém um Núcleo Ambiental, onde os estudantes têm contato direto com a natureza e com animais. Entre eles, está a cabra Lilica, xodó de todos. A mascotinha passeia de coleira e é tão querida que ganhou até festa de aniversário. Além da Lilica, os alunos do Novo Tempo também convivem com as codornas e as coelhas Jurema, Pelúcia, Mika e Naná.

Com foco ambiental e sócio emocional, o projeto estimula os estudantes a resolverem problemas complexos do dia a dia, fortalece o sistema imunológico, desenvolve o espírito de cooperação e afeto. “Qualquer ser vivo reconhece quando é amado e bem cuidado, isso vale para plantas e animais. Aqui mostramos a importância da preservação do meio ambiente com as  atividades do plantar, colher e degustar”, explica Gabrielle Gravanich, bióloga responsável pelo Núcleo Ambiental.

É tempo de cuidar do nosso patrimônio natural!

Redes sociais:

Instagram:  https://www.instagram.com/colegionovotempo/