O primeiro contato salva vidas
Prevenção e primeiros socorros
A vida humana continua com sua expectativa de longevidade crescente graças aos avanços da medicina e da cultura da valorização da saúde. Desde os pequenos atos, como se alimentar melhor, até os grandes impulsos, como o avanço das técnicas de diagnóstico e de cirurgia plástica, são vários os ativos que foram implementados para garantir a melhoria não só no nosso estilo de vida, mas também na manutenção saudável do nosso organismo por mais tempo.
Porém, mesmo com todos os cuidados e tratamentos, incidentes podem ocorrer. São situações inesperadas em que cabe a uma pessoa que muitas vezes nem conhecemos nos ajudar, oferecendo uma assistência inicial até a chegada de um especialista.
Os chamados ‘primeiros socorros’ surgiram com o suíço Jean Henry Dunant, sob a supervisão do imperador francês Napoleão III, no ano de 1859. O projeto tinha o objetivo de instruir as pessoas das comunidades locais em época de guerra.
Durante o período anterior à implementação, notava-se uma grande quantidade de pessoas morrendo antes mesmo de chegarem ao hospital. Isso acontecia devido à falta de um primeiro atendimento imediato, mesmo que básico, no local.
Importante lembrarmos também da Cruz Vermelha Internacional, criada na primeira convenção de Genebra, na Suíça, que tem como objetivo levar um primeiro atendimento aos feridos e impactados por guerras e grandes tragédias.
Com o avanço da medicina e dos tratamentos de resgate, a aplicação de primeiros socorros ganhou espaço. As cidades foram abastecidas com profissionais e infraestrutura capazes de levar o socorro de forma rápida até os locais mais remotos.
Empresas, clubes, associações e escolas têm buscado garantir a segurança de seus frequentadores, instruindo o quadro de colaboradores com cursos de primeiros socorros. Essa aplicação da medicina deve estar presente na vida de todos, já que várias vidas podem ser salvas a partir do momento em que a pessoa saiba como agir diante de uma emergência.
Colégio Novo Tempo
Alinhado com a ideia de que o bem-estar de nossos alunos é uma de nossas prioridades, realizamos aqui no Colégio Novo Tempo, em setembro, um treinamento de primeiros socorros em situações de emergência.
Participaram da iniciativa todas as colaboradoras da equipe de Educação Infantil – coordenadoras, professoras e auxiliares. Elas receberam esse treinamento especial da bombeira Letícia Lemos, membro da Academia do Barro Branco e que presta atendimento em ocorrências da região metropolitana de São Paulo.
Acreditamos que o preparo contínuo da nossa equipe se traduz em segurança para nossos alunos e tranquilidade para seus pais.
Novo Tempo acolhe e cuida!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo
Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo
Twitter: https://twitter.com/col_novotempo
Leave a Comment