A saudade é uma arca de memórias
Como ajudar as crianças a passarem pelo luto
A vida, humana ou não, é composta por um ciclo que se inicia e depois de um período de tempo se encerra. Porém, mesmo com a certeza iminente de que um dia todos morreremos, a tarefa de tornar o luto algo simples ou menos doloroso é desafiadora.
Perder alguém é passar a conviver com a falta dessa pessoa, lembrar dos bons momentos, querer aquela pessoa por perto de novo. A saudade é como uma arca cheia de memórias, sentimentos e fatos que representaram uma parte da sua história.
Quando essa situação de morte envolve entes queridos e muito próximos de uma criança, ficamos ainda mais inseguros a como nos comportar e lidar com o anúncio da notícia. O primeiro instinto que temos é esconder e maquiar a verdade, porém abrir uma conversa acolhedora e transparente é a solução mais indicada, como explica Ivone Ferreira dos Santos, Psicopedagoga do Colégio Novo Tempo.
Crianças que não se deparam quando necessário com essas conversas, acabam com dificuldades no futuro de se comunicar, criar laços, explorar sentimentos e expressar suas opiniões. Elas precisam sentir que não estão sozinhas e que sua dor é compreendida pelas pessoas próximas.
O processo é lento e, portanto, necessita de atenção redobrada. Dar a notícia por meio de uma pessoa de confiança, aceitar o choro e extravasar a tristeza, respeitar as vontades do pequeno, oferecer a escuta, manter a criança ocupada de companhia, alertar e trabalhar em parceria com a escola são algumas iniciativas que podem ajudar nessa jornada.
Quando a caminhada de luto ocorre de forma natural e acompanhada de muito apoio, a criança transforma naturalmente a tristeza e a ausência em saudade e carinho. As emoções de negação e raiva dão lugar à felicidade e à compreensão. E os ambientes que antes eram vistos como uma recordação ruim se tornaram lugares férteis para novas experiências e boas lembranças.
Abaixo, algumas dicas que Ivone compartilhou para ajudar as famílias que estão no processo de luto:
· A notícia deve ser dada por alguém próximo e de confiança da criança;
· Acolher o choro, sem tentativa de interromper. É necessário extravasar a tristeza da perda;
· Respeitar a vontade da criança de acompanhar o velório para última despedida. Ela deve decidir se consegue participar ou não;
· Oferecer escuta e mantê-la na companhia de pessoas queridas;
· Alertar a escola sobre o luto e solicitar acolhimento;
· Caso o luto se estenda por muito tempo e seja difícil de superar, buscar apoio psicológico.
O respirar de um novo dia é o antídoto perfeito para a ajudar a lidar com a tristeza do luto!
Colégio Novo Tempo
O Colégio Novo Tempo é um espaço de acolhimento e atenção aos pequenos. No ambiente escolar, os alunos conseguem se expressar de forma individual e verdadeira. Aqui os seus sentimentos são compreendidos e respeitados.
A equipe de profissionais do colégio está pronta para atender todas as necessidades específicas de cada criança ou jovem que passa pelo momento de luto. O processo é necessário e quando a dor é compartilhada, o tempo acaba funcionando como um remédio natural.
A união do Novo tempo nos torna ainda mais fortes!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo
Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo
Twitter: https://twitter.com/col_novotempo
Leave a Comment