Formando Leitores

Salas de Leitura e Bibliotecas

O prazer de estar no espaço biblioteca

Como espaço pedagógico significativo da escola, a biblioteca garante a adesão do aluno ao universo literário e da pesquisa, dando a ele condições de alçar novos voos.

E agora, Machado?

Revisitar Machado de Assis significa perceber em sua obra o contraste entre aparência x essência. Mostra-nos, de maneira impiedosa, a vaidade, a futilidade, a hipocrisia social, imperfeição da humanidade e também mostra que as causas nobres sempre ocultam interesses impuros.

“Você já leu?”

O projeto divulga as diversas obras literárias a toda comunidade estudantil, incentivando o hábito de leitura e disseminando a informação sobre obras existentes na Biblioteca.

“Seu Talento é um Show”

É a biblioteca se transformando em um grande espaço cultural. Projetar o nosso aluno, por meio de exposições de esculturas, pinturas, quadros, interpretações literárias e teatrais, saraus, shows musicais e trabalhos acadêmicos.

Sala do Conto

Roda de história! Momento rico para a criança, que ao ouvir as narrativas contadas pelo professor, pode experimentar diferentes estilos literários, além do despertar do prazer de ouvir histórias. Depois da roda de leitura, a criança pode recontar, desenhar sobre a história… O susto, o prazer, o medo, o encanto, a tristeza, a alegria, sentimentos expressos no rosto da criança ao ouvir muitas das histórias na roda, despertam o imaginário.

Pelo encantamento que produzem, os contos são sempre retomados pela imensa riqueza e poder de suas palavras e merecem um espaço a eles reservado. Muitas almofadas, paredes coloridas, estantes baixinhas com muitos livros infantis à altura da mão das crianças, tudo para viver a magia.

Roda Viva

Tornar a leitura algo prazeroso é uma tarefa que envolve não só a escola como também a família, por isso criamos o “Projeto Roda Viva”. E, em nossa escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Diferentes habilidades são trabalhadas por meio da leitura, que contribuem para a ampliação do vocabulário e incentivo à criatividade tão presente no mundo do faz de conta. O “Projeto Roda Viva” consiste em sacolinhas de leitura que são sorteadas entre os alunos para levarem para a casa, todas as sextas-feiras, com um livrinho de literatura infantil. A história deve ser contada pelos pais à criança no final de semana e na segunda-feira a professora da sala desenvolve uma atividade, socializando com o grupo a história contada, promovendo uma interação entre as crianças e o livro.

Shiny Day

Na Educação Infantil, o lúdico e o “faz de conta” estão presentes no dia a dia das nossas crianças, tornando o aprendizado muito mais prazeroso e significativo. É por meio da fantasia que despertamos a autoconfiança, a imaginação, a curiosidade, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Toda última sexta-feira do mês, promovemos o “Shiny Day”, no qual todos os alunos poderão vir vestidos com suas fantasias preferidas e, neste dia, exploramos os clássicos da Literatura Infantil, tais como: Branca de Neve, Rapunzel, O Patinho Feio, Os Três Porquinhos, entre outros.

Participar das atividades do colégio fantasiado de super-herói, mágico, fada, princesa e outros personagens, faz com que a criança consiga reconhecer a importância da literatura infantil, incentivando a formação do hábito de ler na fase em que todos os costumes se formam, ou seja, na infância.