Créditos: Ricardo Matsukawa

Filosofia, a disciplina do pensar

Importância na formação do aluno

A Filosofia surgiu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. O termo foi elaborado pelo pensador Pitágoras e seu significado vem da soma das palavras “philos” (amor) e “sophia” (conhecimento), ou seja, “amor pelo conhecimento”.

Na época em questão, a mitologia era um conceito muito enraizado na sociedade, já que era por meio da religião que diversos assuntos culturais e sociais eram explicados. Com o intuito de substituir esses argumentos baseados apenas no teor espiritual por um pilar de conhecimento mais seguro, surge a Filosofia.

Ela é uma forma de reflexão atual sobre as dúvidas e debates que povoam o consciente coletivo da humanidade. Responde questões sobre o próprio tempo estudado e traduz o pensar e o agir do homem.

Tratar de Filosofia é retratar da própria vida humana, em suas diversas dimensões, pois o ser humano não é apenas um ser social, ele é um conjunto de vários elementos intelectuais, culturais e corpóreos. Todos eles servem como objeto de estudo da Filosofia e contribuem para o entendimento da complexidade que é o ser humano.

O ensino escolar desenvolve e forma os jovens e as novas gerações de uma sociedade, portanto é de extrema importância que a Filosofia faça parte e sirva de reflexão sobre o que é e como se demonstrará tal processo.

Essa reflexão não tem limite, por isso ela ocupa não somente o campo palpável do ensino, mas também todo o lado abstrato vivido nas escolas. Por esse motivo, um elo interdisciplinar é essencial para o aprendizado de forma adequada.

Novo Tempo

O Colégio Novo Tempo utiliza da Filosofia para gerar e incentivar o pensamento crítico e a expressão de opiniões nos seus alunos. Sem esses fatores, a sociedade perde o seu conhecimento argumentativo e perdemos a oportunidade de contribuir para a formação de uma geração capaz de se defender ou posicionar seus ideais.

Além disso, é por meio de atividades realizadas pelos nossos professores, utilizando músicas e textos, entre outros instrumentos, que o trabalho em equipe e a autocrítica são desenvolvidos, transformando a liberdade intelectual dos nossos jovens em algo muito mais fértil e criativo.

O conhecimento é mutável, constante e ágil, portanto, o estudo sobre essas informações também deve acompanhar o ritmo acelerado da nossa sociedade. É fundamental que os diversos temas que abrangem o cotidiano do aluno possam ser debatidos em sala de aula, para que futuras dúvidas e inseguranças sejam trabalhadas.

A busca constante do Novo Tempo por novos conhecimentos e desafios permite os nossos alunos a alcançarem o verdadeiro potencial que eles armazenam. Foi o que aconteceu recentemente com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que fizeram uma importante reflexão filosófica sobre a esperança de dias melhores e também sobre disciplina e liberdade.

Venha ser Extraordinário também e libere o seu verdadeiro potencial de ensino!

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