Faixas etárias diferentes, necessidades diferentes: do físico ao emocional

Toda família que possui dois ou mais filhos sabe como é desafiador conciliar as múltiplas questões que permeiam o desenvolvimento de crianças de diferentes idades. Desde seus gostos e interesses até o período de desenvolvimento físico e intelectual de cada um, quando ensinamos jovens de faixas etárias distintas, devemos ter em mente que suas necessidades também são distintas.

É preciso acolher as diferentes experiências:

“Em nosso propósito, o Colégio Novo Tempo traz a máxima de que a melhor maneira de descobrir o mundo é por meio das nossas próprias experiências. Acreditamos que, dessa forma, as crianças têm a oportunidade de experimentar e se desenvolver e, por isso, devemos estar sempre atentos à qualidade e à profundidade de suas relações, tendo em vista suas respectivas idades” afirma xxx. “Ao oferecermos um ambiente acolhedor e repleto de atividades lúdicas, próprias para as diferentes faixas etárias, podemos dar liberdade aos nossos alunos com tranquilidade, para que se desenvolvam a partir de seus próprios interesses e potencialidades.”

O amadurecimento é inerente a cada indivíduo e o processo de amadurecimento nunca deve ser apressado ou reprimido. Dando as ferramentas para que todos possam usufruir da melhor forma possível, a escola se torna um importante local de socialização, aprendizado e estímulo. No Novo Tempo, essas premissas são fortalecidas em todas as etapas e os alunos encontram novos desafios e são incentivados a refletir, compreender, se posicionar e se empoderar em suas vidas e personalidades.

Isso se reflete também na nossa estrutura física. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, nossas crianças convivem em um ambiente bastante sensorial, que estimula o contato com a natureza e com os ideais de sustentabilidade. Um pouco maiores, é o momento de novos desafios, e o Colégio Novo Tempo está apto a receber seus alunos em uma configuração diferente, incentivando a independência e a autorresponsabilidade – fazemos a migração da “casa de campo” para a “casa na cidade”.

O compromisso do Colégio Novo Tempo:

A instituição tem o compromisso com seus docentes e familiares de prover um ambiente acolhedor para todos. Dessa forma, os alunos são acompanhados de forma respeitosa e humanista até o vestibular, unindo o ensino de excelência com um viés socioemocional, que permite que todos possam crescer sem pressa e com os ideais, valores e referências de acordo com as demandas de casa faixa etária.