Você costuma ler o rótulo dos alimentos?

Com a vida corrida que levamos, a última coisa que pensamos é no lanche da escola, certo? Corremos para o supermercado na esperança de achar lanchinhos práticos e gostosos, além de saudáveis e resolverem os nossos problemas!

Mas, na realidade, as prateleiras estão cheias de lanchinhos coloridos, super fofos e do personagem preferido do seu filho, e ainda vem escrito “zero gordura trans”, o que nos tira certa culpa da consciência, não é mesmo? Contudo, não se engane!

E será que é isso mesmo que você quer fazer? Por que não oferecer sempre um lanche saudável para o filho, equilibrado nutricionalmente e saboroso ao mesmo tempo? Por que não oferecer um lanche de verdade, sem nomes estranhos nos rótulos? E você já parou para pensar o quanto é importante ler rótulos? Além de atrair a atenção do possível consumidor, ele agrega valor nutricional ao produto.

No Brasil, o órgão responsável por fiscalizar a rotulagem é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que também orienta as indústrias sobre o que a embalagem deve apresentar.

Organizar a lancheira não é uma tarefa fácil, e é pelo rótulo que descobrimos se determinada opção é realmente adequada. Para a nutricionista Juliana Chaves, conferir a rotulagem e a lista dos ingredientes dos alimentos é primordial para fazer uma escolha saudável. “Os pais devem ter em mente que ler as informações das embalagens permite conhecer se o lanche escolhido contém açúcar, adoçante artificial, corante, gordura, sal, aditivos químicos ou outros nutrientes não indicados para quem está em fase de crescimento”, diz a nutricionista.

Não se engane, os rótulos também funcionam como ferramenta de marketing nas grandes indústrias. Por isso, todo cuidado é considerado pouco para não cair em “pegadinhas” do tipo: zero açúcar, livre de gordura trans, teor reduzido de sódio, e outras.

Pessoas com restrições alimentares precisam estar ainda mais atentas à composição dos alimentos, rever se há adição de leite e derivados do glúten, por exemplo. Para Juliana, saber traduzir o que está escrito em um rótulo de alimento industrializado é importante para entendermos exatamente o que estamos comprando. “Um número elevado de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) e, sobretudo, a presença de componentes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias (gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, e vários outros tipos de aditivos) indicam que o produto pertence à categoria de alimentos ultraprocessados”.

E muitos pais se perguntam: o que colocar na lancheira do meu filho? O ideal é observar com calma cada opção para garantir que ele vá se lanchar de forma saudável no período escolar. Também sabemos o quanto é difícil usar a criatividade todos os dias, e se não há variação, a tendência é cansar. Quanto menos ingredientes tiver o produto, melhor ele é!

Quer dicas sobre como preparar a lanche do seu filho? Basta clicar aqui.