Créditos: Ricardo Matsukawa

Finanças criativas

A importância da Educação Financeira

Todos os valores que compõem o mundo monetário fazem parte do cotidiano dos indivíduos em uma sociedade, independentemente da idade. Antigamente, mais precisamente na Turquia do século VII, a moeda foi criada com o intuito de facilitar o processo de comercialização dos produtos. Porém, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, compreender o universo financeiro se mostra mais complexo do que simplesmente portar algumas notas na carteira.

Mesmo com toda a nova perspectiva de vida que desestimula a relação entre dinheiro e felicidade, não há como negar que gerar uma renda é necessário para usufruirmos de diversos produtos e serviços. Dentre eles viagens, experiências gastronômicas, uma moradia confortável, atendimento médico, vestuário e outros que, infelizmente, só o dinheiro pode comprar.

Um futuro bem-sucedido é o sonho de consumo da maioria dos jovens. A independência financeira inquieta a mente de quase todos aqueles que estão começando a vida adulta. Por esse motivo, um convívio saudável entre planos futuros e dinheiro é extremamente essencial.

A responsabilidade sobre os investimentos e gastos que permeiam a sobrevivência vem de forma natural para aqueles que aprendem desde cedo sobre o ambiente financeiro e seus desafios. A mudança da mentalidade e o amadurecimento sobre as contas é fundamental para balancear os lados econômico, social, profissional e cultural.

O conceito de Educação Financeira representa a forma como o indivíduo enxerga o mundo que envolve o dinheiro e como as ferramentas apresentadas pela sociedade podem  influenciar na tomada de decisões. Esse processo de ensino é eterno e volátil, ou seja, você pode estar sempre aprendendo algo novo.

E a escola é parte importante desse processo. Um estudo global realizado pela gestora Schroders no começo deste ano mostra que 44% dos investidores acreditam que as escolas são também responsáveis por levar conhecimento financeiro aos jovens e crianças. O estudante não pode depender somente do auxílio familiar para aprender sobre esse mundo tão amplo. 

Colégio Novo Tempo

O Colégio Novo Tempo trabalha a Educação Financeira de forma criativa e intuitiva na sala de aula. O objetivo é tornar eficaz o aprendizado sobre o mundo das finanças, ou seja, o que muitas vezes aparenta ser chato pode ser transformado em algo coletivo e divertido.

Um dos projetos com mais admiradores é o do professor Leonardo Moraes, de Matemática. Ele ensina os termos e conceitos que usamos na vida real por meio de paródias e histórias relacionáveis.

Dessa forma, o jovem aprende e se interessa por esse universo que transita em todas as matérias do ensino. Educação Financeira foi criada para ser aprendida desde cedo, já que as crianças conseguem assimilar com facilidade os exemplos e as atividades e a colocar em prática no dia a dia.

Aqui no Colégio Novo Tempo formamos jovens para o mundo!

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/

Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo

Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo

Twitter: https://twitter.com/col_novotempo

Leave a Comment