A autonomia do saber
Metodologia Pikler-Lóczy
A metodologia Pikler utiliza certos fundamentos durante os três primeiros anos de vida da criança com o intuito de garantir um melhor desenvolvimento. Ela valoriza uma abordagem saudável por meio da observação e cuidado dos responsáveis e autonomia dos pequenos.
A metodologia foi criada pela pediatra húngara Emmi Pikler a partir da forma que ela educou o seu primeiro filho. Em 1940, lançou um livro que explicava os principais conceitos por trás da sua abordagem e, em 1946, construiu um lar para crianças que se tornaram órfãs devido à Segunda Guerra Mundial.
O orfanato começou a chamar a atenção dos médicos da época porque nenhuma criança apresentava sinais da síndrome do hospitalismo – doença bastante comum em jovens que crescem no meio hospitalar ou em instituições sem qualquer sinal de afetividade ou laço familiar. Algumas consequências dessa doença são apatia, falta de interesse pela sociedade, atraso no âmbito intelectual, dificuldade de criar laços emocionais, entre outros problemas.
Por causa do bom desenvolvimento cognitivo e emocional dos internos que ali viviam, Pikler continuou comandando o orfanato até 1979. Faleceu em 1984, com 82 anos.
A metodologia Pikler se baseia em alguns conceitos, como:
Movimento livre: Cada movimento do corpo humano durante o aprendizado da criança é complexo e necessário para garantir o desenvolvimento correto do aspecto motor e cognitivo dela. A criança não deve ser induzida a fazer movimentos que ela não consiga fazer sozinha e deve ter liberdade para se movimentar da forma como queira.
O tempo de cada indivíduo deve ser observado e respeitado.
Autonomia: Os pais ou responsáveis pela criança devem intervir na vida do bebê somente quando necessário. É essencial que ela descubra sozinha o ambiente em que se insere e as suas capacidades e limites. Toda atividade, toque, som ou movimento é um sinal de aprendizado e deve ser respeitado.
Conversar com o bebê: A conversa com o pequeno deve estar presente durante todo seu crescimento. Mesmo que ele não entenda o que está sendo dito, é fundamental que o responsável inicie uma comunicação para facilitar a compreensão do bebê e além disso servir de incentivo para futuras atividades e relações.
Colégio Novo Tempo
No Colégio Novo Tempo o cuidado e o afeto estão presentes no aprendizado das crianças, projetando espaço de crescimento para a sua autonomia. Os desafios propostos nas atividades do cotidiano incentivam as conquistas do ambiente escolar desde cedo.
Nosso Berçário conta com uma equipe especializada na abordagem Pikler. Promovemos de forma natural a liberdade entre os bebês, respeitando as suas necessidades. Cada movimento realizado por eles já influencia diretamente na sua personalidade.
É tempo do novo, é Novo Tempo!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo
Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo
Twitter: https://twitter.com/col_novotempo
Leave a Comment