Torneio Meninas na Matemática
A importância da representatividade feminina
As Olimpíadas de Matemática surgiram nos moldes atuais em 1894. As competições originais aconteceram inicialmente na Hungria e, após sua popularização, elas se espalharam por todo o Leste Europeu. Esse processo culminou na criação da primeira Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, em 1959.
Desse modelo original, vários outros surgiram. Um deles é o ‘Torneio Meninas na Matemática’. Essa competição é dirigida exclusivamente para participantes do sexo feminino no formato individual. As participantes devem ser alunas do Ensino Fundamental Anos Finais ou do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto da rede privada.
O TM², como é conhecido, foi criado em 2019 com o intuito de incentivar a participação do público feminino nas Olimpíadas Científicas. O torneio recebeu inspiração direta da Olimpíada Europeia Feminina de Matemática, que conta com a participação do Brasil desde 2017.
A competição é composta por duas fases. A primeira é de caráter classificatório e contém 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda apresenta dois níveis de acordo com a escolaridade da estudante e conta com quatro questões discursivas.
O intuito de realizar esse projeto se divide em quatro frentes principais:
Incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, principalmente a de Matemática, e seus respectivos treinamentos;
Desenvolver um ambiente próspero para que as alunas brasileiras possam ser premiadas de forma igualitária;
Descobrir jovens talentosas que possam ser inseridas no mundo da pesquisa e do conhecimento de alto nível;
Selecionar as estudantes que representarão o nosso país em competições internacionais a partir do seu devido desempenho nas competições anteriores.
Colégio Novo Tempo
O Colégio Novo Tempo incentiva a participação dos alunos nas Olimpíadas do Conhecimento.
Nossos alunos e alunas são preparados, por meio de conteúdo pedagógico e diversas atividades, para buscarem o melhor desempenho possível nas competições acadêmicas.
No ‘Torneio Meninas na Matemática’, as alunas do Novo Tempo tiveram uma excelente participação. Entre elas, a Júlia, classificada para a 2ª fase da competição, que acontecerá no dia 12 de dezembro, no formato presencial.
É tempo do novo, é Novo Tempo!
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegionovotempo/
Youtube: https://www.youtube.com/user/colegionovotempo
Facebook: https://www.facebook.com/colegionovotempo
Twitter: https://twitter.com/col_novotempo
Leave a Comment