Projeto de Vida

“O sujeito que se abre ao mundo e aos outros, inaugura, com seu gesto, a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento da História.” – Paulo Freire

Independentemente da idade, todo ser humano pensa sobre sua vida, suas escolhas e idealiza seus planos para o futuro. Há uma enorme carga de expectativas e ansiedades sendo depositadas no jovem que, provavelmente, não saberá como lidar sozinho com tantas cobranças. A transição entre a adolescência e a entrada na fase adulta pode trazer certa insegurança e confusão em relação aos próximos passos e as rotas a serem escolhidas. Muitas dúvidas dos jovens nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel.

Diante disso, durante a jornada do 9º ano ao Ensino Médio, nossos alunos, a partir de 2020, contarão com o “Projeto de Vida” (PROVI), no qual o estudante terá auxílio e incentivo para conhecer e explorar suas expectativas, anseios e desenvolver habilidades para lidar com as exigências inerentes desta fase.

O PROVI valoriza a diversidade de saberes, as vivências culturais, os conhecimentos e as experiências dos alunos. Com isso, os estudantes conseguirão entender suas relações com o mercado de trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Nosso objetivo central é auxiliar o aluno na elaboração do projeto de vida, ampliando a assertividade na tomada das decisões, dando mais sentido ao seu propósito.