Ensino Médio

A formação que se inicia na Educação Infantil tem sua culminância no Ensino Médio, um Projeto Político Pedagógico que se integraliza nesta etapa da Educação Básica. Buscamos a formação integral do estudante para ser, pensar, agir e interagir de forma responsável e solidária com base no conhecimento construído a partir de valores e projetos que o impulsiona para atuar como protagonista das suas próprias escolhas. Tais circunstâncias não só o credenciam para atuar criticamente em seu meio, como também possibilitam excelência em seus resultados acadêmicos a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os demais processos seletivos propostos por Universidades publicamente reconhecidas como USP, UNICAMP e UNESP.

Valorizamos o ensino de Sociologia e de Filosofia como ampliação da visão de mundo, reconhecendo a capacidade de expressão dos estudantes em uma perspectiva que projeta nas linguagens artísticas e nas atividades esportivas um dos seus caminhos de desenvolvimento.

O currículo do Ensino Médio do Colégio Novo Tempo dialoga com a vida real, na medida em que desperta a curiosidade e o interesse do aluno pelas descobertas que ele vivencia no espaço escolar, aqui entendido como qualquer ambiente em que a aprendizagem pode se tornar real.

Por meio de um portal educativo, os educandos têm acesso a vídeos e documentários que o permitem ir muito além da carga horária de 34 aulas semanais. Ainda nesse segmento, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento a partir do Projeto de Vida, ampliando a assertividade de suas escolhas. No 3º ano do Ensino Médio, os educandos contam um preparatório que revisa todos os conhecimentos aprendidos durante os 1º e 2º anos que assegura excelentes aprovações nas melhores universidades do país.

Mas o que desejamos mesmo é que sejam capazes de construir sua própria trajetória, atuando como cidadãos responsáveis e felizes, acima de tudo.

E o que o Novo Tempo garante no Ensino Médio?

– Acompanhamento das mudanças físicas e emocionais na passagem da adolescência – maior liberdade e autonomia com uma transição saudável;

– Acolhimento e atividades específicas para um maior convívio escolar;

– Inclusão de novas disciplinas, como Biologia, Química, Física, Sociologia, Literatura, entre outras, compondo uma matriz curricular com 34 aulas semanais;

– Aulas quinzenais no Laboratório de Criatividade e Inovação que projetam na Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, autonomia e colaboração, valores fundamentais para o atual mundo do trabalho;

– Orientação e atenção individualizadas: classes com número reduzido de alunos;

– Projeto TEIA que desenvolve inovação, responsabilidade a partir de mediações, intervenções e novos padrões de convivência com a sua realidade e com o outro;

– Apoio fundamental da Orientação Pedagógica e Psicologia que desenvolvem um interessante trabalho pelo Projeto de vida;

– Simulados, com provas focadas no ENEM e nos principais vestibulares;

– Domínio e imersão na Tecnologia com salas tecnológicas: AppleTv, projeção, iPads, Netflix;

– Garantia de apoio pedagógico no contraturno – Grupos de Estudos e Plantões de Dúvidas;

– Viagens exploratórias diferenciadas e mais próximas aos interesses profissionais das turmas (USP e outras universidades).

Faça um TOUR 360º pelas Unidades Aureliano Coutinho e São José: