Ensino Médio

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Ensino Médio

A formação que se inicia na Educação Infantil e tem sua culminância no Ensino Médio,  capacita o(a) estudante para conhecer, conviver, fazer e ser de forma responsável e solidária com base nos diferentes tipos de conhecimento construídos a partir de valores e projetos que o(a) impulsiona para atuar como protagonista em um universo de escolhas.


Tais circunstâncias não só o(a) credencia para atuar criticamente em seu meio, como também proporcionam excelência em seus resultados acadêmicos a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os demais processos seletivos propostos por Universidades nacionalmente prestigiadas como USP, UNICAMP e UNESP. Vale ressaltar que na 3ª série do Ensino Médio, os educandos contam com um preparatório que revisa todos os conhecimentos aprendidos durante a 1ª e 2ª séries, assegurando excelentes aprovações nas melhores universidades do país.


Valorizar uma proposta que pretende formar o(a) estudante em todos os seus âmbitos exige um currículo que dialogue com o seu território e a sua realidade, na medida em que desperta a curiosidade e o interesse do aluno pelas descobertas que ele vivencia no ambiente escolar, aqui entendido como qualquer ambiente em que a aprendizagem se concretiza.


Novo Ensino Médio NT: protagonismo em um universo de escolhas

 

Resultado de alterações significativas na LDB [1], DCNEM [2] e BNCC [3], o Novo Ensino Médio despontou com um audacioso projeto estruturado a partir de três perspectivas: protagonismo do estudante (liberdade mínima de escolha do currículo alinhada ao seu Projeto de vida); valorização da aprendizagem (ampliação gradual da carga horária total de estudos); direitos de aprendizagem (previstos e garantidos na base).


Considerando os múltiplos e possíveis caminhos juvenis, o Novo EM sugere a partir do direito de escolha a construção de diferentes arquiteturas curriculares que apresentem como premissa a conexão de suas práticas com o Território no qual os estudantes residem. Nessa lógica, propõe-se aqui um núcleo comum a todos os alunos e as alunas composta por Competências/Habilidades da FGB (Formação Geral Básica) e do Projeto de vida previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), acompanhada de Trilhas de aprofundamento organizadas em Itinerários Formativos (IF) e Unidades Eletivas.


O Novo Ensino Médio NT teve seu início a partir da (re)elaboração de seu Projeto Político Pedagógico no Grupo de Estudos de Novo Ensino Médio organizado a partir do Núcleo de Estudos em Educação Paulo Freire. Resultado de um processo de cocriação pela comunidade escolar, o Projeto Novo Ensino Médio NT encontra-se ancorado em três pressupostos que influenciam diretamente a aprendizagem dos(das) estudantes: democratização, territorialidade e integralidade.


Os três pilares exigem que o(a) aluno(a) aprenda com todos atores da comunidade escolar [(funcionários(as), professores(as), pais, gestores(as)], em diferentes espaços, linguagens e saberes, de modo que tal processo potencialize o seu desenvolvimento pleno, integrando Escola, Sociedade e Território de forma intencional.


Dessa forma, o Projeto Novo Ensino Médio NT concretiza-se a partir da Formação Geral Básica (estruturada a partir das quatro áreas do conhecimento) e da Parte Flexível (composta por Itinerários Formativos Integrados e Unidades Eletivas).


Itinerário Formativo Integrado Problemáticas Ambientais (IFIPA)

O Itinerário Formativo Integrado Problemáticas Ambientais (IFIPA) encontra-se organizado em módulos que exploram o desenvolvimento de competências pertinentes às áreas de Ciências da Natureza  (Biologia, Química e Física) e Matemática e suas Tecnologias, sendo estruturado pelos Eixos de Investigação Científica e Processos Criativos. O IFIPA pretende formar estudantes capazes de analisar e interpretar a dinâmica do meio ambiente para elaborar argumentos e realizar previsões sobre o seu funcionamento, a fim de fundamentar e sustentar decisões éticas e responsáveis,


Itinerário Formativo Integrado Estudos Culturais (IFIEC)

O Itinerário Formativo Integrado Estudos Culturais (IFIEC) apresenta como proposta a organização por módulos que reúnem competências inerentes à área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) articulada à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física). O IFIEC tem como principal intuito a formação de um(a) educando(a) consciente da sua relação com a sociedade em diferentes instâncias (local, regional e global), capaz de compreender a democracia como campo de convivência da diferença e o espaço público como lugar de direito.


Unidades Eletivas

As Unidades Eletivas configuram-se como propostas de trajetória mais livre que não só pretende diversificar os aprofundamentos que o(a) estudante consegue realizar alinhados ao seu Projeto de vida, como também articulam-se a um dos Itinerários Formativos.

  • Laboratório Jovem de Pesquisa e Criação em Teatro (LJPCT)
  • Projeto Alfa: Liga de Primeiros Socorros
  • Clube Interestelar
  • Oficina de Programação e Matemática aplicada
  • Obras Literárias
  • Bioética
  • História da Arte

 

E o que o Novo Tempo garante no Ensino Médio?

 

– Acompanhamento das mudanças físicas e emocionais na passagem da adolescência – maior liberdade e autonomia com uma transição saudável;

– Acolhimento e atividades específicas para um maior convívio escolar;

– Inclusão de novas disciplinas, como Biologia, Química, Física, Sociologia, Literatura, entre outras, compondo uma matriz curricular com 36 aulas semanais;

– Aulas quinzenais no Espaço NT de Investigação que projetam na Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, autonomia e colaboração, valores fundamentais para o atual mundo do trabalho;

– Projeto TEIA, que desenvolve inovação, responsabilidade a partir de mediações, intervenções e novos padrões de convivência com a sua realidade e com o outro;

– Apoio fundamental da Orientação Pedagógica e Psicologia, que desenvolvem um interessante trabalho pelo Projeto de vida;

– Simulados focados no ENEM e nos principais vestibulares;

– Garantia de apoio pedagógico no contraturno – Grupos de Estudos e Plantões de Dúvidas;

– Viagens exploratórias diferenciadas e mais próximas aos interesses profissionais das turmas (USP e outras universidades);

– EsqueNTa ENEM: aulas preparatórias interdisciplinares, que analisam o perfil de cada área do conhecimento no Exame a partir da resolução de questões dos anos anteriores.


Referências

[1] Brasil. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF.

[2] Brasil. 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Brasília: MEC; CNE, Câmara de Educação Básica.

[3] Brasil, 2018. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio (BNCC). Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.