Assembleia de Classe: uma abordagem democrática na resolução de conflitos
08/04/2019

À medida que os jovens crescem, fica claro como são diferentes. Pensamento crítico, voz ativa e o desejo de pertencer são algumas das características a serem mencionadas. Sendo assim, as escolas devem encontrar o tom para chamar atenção e garantir que as regras sejam compreendidas.

O Colégio Novo Tempo tem como metodologia educacional o sociointeracionismo, logo, suas ações centrais são focadas na democratização das resoluções e na construção em equipe. Uma das práticas que reforçam essa essência são as “Assembleias de Classe”.

A assembleia de classe é uma prática democrática que acontece regularmente. Os estudantes são reunidos e através do intermédio do professor, começam o bate-papo. Surgem diversas situações para serem discutidas e resolvidas. Aqui, os alunos levantam os problemas e dão ideias de como resolvê-los ou quais medidas serão tomadas caso não sejam cumpridos os combinados.

Dessa forma, os alunos constroem os combinados e as soluções junto com o professor e têm a sensação de pertencimento. Isso permite um maior engajamento dos alunos com as regras.