Projeto Interdisciplinar: debates e identidades
é tempo de notícias >
29/03/2019

Feche os olhos e imagine uma aula de Produção de Texto sobre argumentação. Conseguiu idealizar? Com base em suas experiências pessoais, você imaginou uma aula interessante ou tediosa?

No Novo Tempo, nossos alunos não terão memórias entediantes. Em colaboração com a matéria de Filosofia, os professores Antônio Vinícius e Renata Guimarães desenvolveram uma dinâmica divertida! Em formato de júri, alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio foram apenas convidados, não havia envolvimento de notas ou presença obrigatória. Contou apenas o engajamento!

Com base no tema “identidade”, os assuntos permeavam problemas sociais complexos como: racismo, intolerância religiosa, identidade de gênero, preconceito e sexualidade.

A dinâmica consistia em montar dois grupos, que tinham  orientadores para ajudar a desenvolver os argumentos. Houve também um júri que ouvia atentamente todo o debate e tomou nota para compartilhar num segundo momento.

A mediadora sorteava uma pergunta, o grupo tinha um minuto para elaboração de uma argumentação que expressasse seus pontos de vista, então tinham três minutos para explanar. Logo após, o outro grupo tinha um minuto para uma réplica que poderia concordar ou discordar e finalizava com mais um minuto de tréplica.

No final, nossa equipe convidou alguns alunos para dar seus depoimentos sobre o projeto:

Larissa do 3ª Objetividade – “Não estava muito animada para vir. Eu decidi ser suporte porque não queria falar muito. Mas foi tão bom que, conforme os assuntos surgiam, senti vontade de dar a minha opinião”.

Vitor do 3ª Objetividade – “Adorei o debate, foi uma ótima maneira de expor alguns tópicos difíceis, também uma boa maneira de exercitar a capacidade de expressar nossos pensamentos. O assunto era identidade e suas vertentes e é muito interessante para nós, continuar pensando e evoluindo”.

Yasmin do 3ª Objetividade – “Eu era a mediadora e foi um desafio me manter neutra durante as argumentações. Sempre fui muito participativa nos grupos. É muito interessante ver as diferentes ideias e debater um pouco mais sobre a sociedade de turismo e cidadania”, finaliza.

veja mais notícias
Acontece no Novo Tempo
25/06/2019

Arraial do Novo Tempo

Neste sábado (29), acontece nosso tão aguardado "Arraial do Novo Tempo”, no Terminal Giusfredo Santini (Concais). Com o objetivo de...

Continue lendo
Acontece no Novo Tempo
24/06/2019

Fidifest 2019

Orgulhosamente divulgamos que conquistamos o primeiro lugar nas categorias “Conjunto Sapateado Americano” e "Melhor Coreografia Juvenil 1", no Fidifest 2019....

Continue lendo