Os benefícios da brincadeira ao ar livre
04/08/2017

Atualmente, alguns pais acreditam que se divertir com videogames, smartphones, ou computadores é melhor do que sair de casa. Não devemos focar nossos pensamentos apenas nos perigos à falta de segurança, principalmente pelo fato de que as crianças quando brincam ao ar livre criam laços afetivos mais fortes.

Os brinquedos eletrônicos realmente são atraentes não só aos olhos dos pequenos, mas as brincadeiras ao ar livre são inesquecíveis durante a infância, pois essas atividades são associadas à liberdade e amizade. Correr, balançar, escorregar, pular e outros exemplos ajudam no raciocínio lógico, no reflexo, aumenta a autoconfiança, a autonomia e contribui para a socialização.

De acordo com a diretora da unidade Benjamin Constant, Leonor Lacerda, o parquinho é um ótimo espaço para brincar. “Nossa preocupação é fazer com que o aluno veja o colégio como um ambiente estudantil, mas caminhando lado a lado com o lúdico, permitindo que ele se desenvolva de forma integral. E os brinquedos tradicionais como o escorregador, o balanço, a parede de escalada e outros ajudam na liberdade de movimento e permite a brincadeira no coletivo e o intercâmbio com outras turmas”, diz a diretora.

Estudos relatam que praticamente 50% das crianças entre 05 e 12 não brincam ao ar livre. E este dado é preocupante, pois sabemos que sem brincar livremente, elas correm o risco de não desenvolver habilidades importantes para a vida adulta. Além do mais, esse tipo de lazer beneficia o desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional.

Para nós, as crianças precisam equilibrar atividades realizadas em lugares abertos e fechados, e com isso oferecemos não só o parque, como também o Núcleo Ambiental, que funciona como um laboratório de Ciências a céu aberto, uma excelente possibilidade para estimular nossos alunos à formação de uma consciência ambiental e respeito à vida.

Novo Tempo
O Colégio que vive o conhecimento

25/06/2019

Arraial do Novo Tempo