Alunos Novos

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA

Na organização da escola, os horários do seu funcionamento, especialmente os de entrada e saída de alunos é de importância vital, atrasos e saídas antecipadas interferem  muito no rendimento escolar do aluno.

Em situações excepcionais essas ocorrências deverão ser justificadas à coordenação pedagógica pelos pais ou responsáveis.

Eventualmente, caso outra pessoa, além das autorizadas seja designada para a retirada de um aluno na escola, para maior segurança, é  imprescindível a autorização dada pelos pais.

 

PERÍODO REGULAR – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º AO 5º ANO

Manhã

Entrada: 8h

Saída: 12h15min

Tarde

Entrada: 13h20min

Saída: 17h35min

PERÍODO SEMI: Permanência na escola por até 6 horas

Manhã – das 7h às 13h

Tarde – das 13h às 19h

PERÍODO SEMIESTENDIDO: Permanência na escola por até 9 horas

Horário flexível de acordo com a necessidade da família

PERÍODO INTEGRAL: Permanência da criança por até 12 horas

Das 7h às 19h

PERÍODO AMPLIADO – 1º ao 5º ano

Alunos matriculados no período matutino – Horário: 14h10min às 17h50min

Alunos matriculados no período vespertino – Horário: 8h às 11h40min

 

UNIFORME

O Colégio Novo Tempo adota o uso do uniforme por entender que ele permite a identificação dos nossos alunos. Seu uso é obrigatório em todas as atividades promovidas pela escola, sejam elas internas ou externas. Do nosso uniforme constam: camiseta regata, camiseta meia manga, camiseta manga longa, saia calça, bermuda, agasalho de inverno, encontrados em:

Clubinho Store

Avenida Epitácio Pessoa, 172, loja 13.

(13) 3027-0314

 

Observação: Todas as peças do uniforme escolar devem ser bordadas ou identificadas com o nome e sobrenome do aluno, evitando perdas, pois não poderemos nos responsabilizar pelos agasalhos perdidos ou esquecidos na escola, identificados ou não.

PORTFÓLIO

Os pais recebem por meio eletrônico mensagens sobre a rotina escolar dos seus filhos. Temos um portfólio para cada aluno e nele são registrados diariamente, destaques, atrasos, faltas e aproveitamento escolar.

LANCHE/REFEIÇÕES/NUTRICIONISTA

O cardápio das nossas refeições e lanches é elaborado por nutricionistas tendo em vista o crescimento e o desenvolvimento das crianças e uma alimentação saudável contemplando frutas e sucos naturais. Todas as refeições são servidas nos refeitórios de cada uma das unidades em ambiente agradável. O lanche poderá vir de casa ou ser adquirido na escola, ficando a aquisição a critério dos pais. Não permitimos o consumo de chicletes, salgadinhos industrializados, frituras, refrigerantes…

Disponibilizamos nas lanchonetes das unidades da Benjamin e Aureliano Coutinho o uso do cartão NUTREBEM, um cartão pré-pago, onde os pais podem acompanhar sobre as escolhas alimentares dos seus filhos. Com o terminal de autoatendimento, a experiência de compra acontece sem o uso de dinheiro vivo, e as recargas podem ser realizadas no site da Nutrebem ou na própria lanchonete.

DOENÇAS/MEDICAÇÃO

Os alunos que contraírem doenças infectocontagiosas deverão permanecer em casa, respeitando o tempo de resguardo necessário. O retorno às aulas deverá ocorrer, conforme orientação médica.

Solicitamos que remédios sejam enviados à escola somente em caso de extrema necessidade e acompanhados de receita médica. A escola não poderá ministrar remédios sem receita médica.

ANIVERSÁRIOS

Aulas de culinária podem significar diversão e aprendizagem. Na comemoração dos aniversariantes do mês, os alunos participam de todas as etapas do processo, da produção à decoração da sala, chegando à parte mais saborosa, a degustação. Os professores trabalham desde a elaboração dos convites, confecção de cartões aos aniversariantes, leitura e preparo das receitas, intensificando desta forma, o aprendizado de conteúdos pedagógicos de leitura e interpretação de textos, conceitos matemáticos usando criatividade e comprometimento. No preparo, cada aluno coloca a mão na massa e ajuda de alguma maneira. A diversão e a riqueza desta prática tornam o momento diferente, saboroso e ainda mais especial.

Assim, não recebemos doces, salgadinhos e lembrancinhas para comemorar os aniversários. Tudo é feito na própria escola e de forma extremamente educativa.

SALAS DE LEITURA/BIBLIOTECAS

Na Unidade da Educação Infantil (a partir do 2º Ciclo), trabalhamos com o Projeto Roda Viva para incentivar a leitura simbólica e visual aos nossos pequenos que ainda não se encontram alfabetizados. Uma sacolinha com um livro de história da preferência da criança é enviado para a casa para a realização da leitura com a família, compartilhada posteriormente na roda de conversa com os amiguinhos.

E ainda toda última sexta-feira de cada mês,  promovemos o Shiny Day, onde os alunos podem vir vestidos com sua fantasia preferida, pois exploramos os clássicos da Literatura Infantil.

No Ensino Fundamental I, as atividades de leitura são realizadas na biblioteca em um ambiente bilíngue onde o inglês é vivenciado abordando o projeto de estudo, além do enfoque às datas comemorativas.

VIAGENS EXPLORATÓRIAS

As viagens exploratórias têm como objetivo propiciar conhecimentos acerca da história, cultura, aspectos físicos e naturais dos locais visitados. Têm ainda, a pretensão de estabelecer uma interdisciplinaridade integrando os conteúdos do currículo  com as informações coletadas. O que se deseja é que pelas vivências, experimentações e descobertas promovidas fora da sala de aula, a aquisição de novos conhecimentos se dê com a oportunidade de interagir e estreitar laços com os colegas e professores.

SALAS DE AULA DIGITALIZADAS E CLIMATIZADAS

Todas as salas de aula são climatizadas e com manutenção assegurada dos equipamentos. Todas as salas contam também com lousas tradicionais, lousas brancas próprias para projeção, projetor de multimídia, wifi aberto a todos os professores e alunos, controlado por servidor próprio.

PROJETO BILÍNGUE

A adoção do Ensino Bilíngue na Língua Inglesa, no Colégio Novo Tempo, decorre de uma trajetória já iniciada desde a criação da escola na valorização de línguas estrangeiras. Nessa caminhada percebeu-se a necessidade de um aprofundamento até chegarmos à implantação efetiva do ensino da Língua Inglesa por meio de uma vivência maior do idioma. Esta opção tornou propício o desenvolvimento das habilidades comunicativas para o domínio de uma língua: ouvir/compreender, falar, ler e escrever, habilidades essas desenvolvidas ao longo dos cursos de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Esse diferencial na formação dos alunos fez com que a escola se tornasse um Centro Autorizado de Aplicação dos Exames de Cambridge e ainda uma Cambridge Educational Partner. Associado ao Projeto Bilíngue, o processo complementar de imersão no estudo da língua inglesa ganha reforço com propostas de imersão na própria escola e intercâmbios.

SETOR DE PSICOLOGIA/ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL/PROFISSIONAL

O setor de Psicologia se orienta por observar o desenvolvimento do processo de aprendizagem e socialização da criança na escola. Observada a necessidade de intervenção são os pais cientificados dos procedimentos que a escola adotará em benefício da criança, assim como informados de encaminhamentos a recursos externos necessários a serem efetivados.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM/MOODLE

O MOODLE é uma plataforma de aprendizagem a distância dinâmica.  No Colégio Novo Tempo ela é utilizada para apoio aos pais – sala Pais na Escola e aos professores por meio da sala  Ideias e Ideais e do Núcleo de Estudos em Educação Paulo Freire.

PAIS NA ESCOLA

Abrimos mais um espaço para compartilharmos saberes, marcarmos encontros virtuais e realizarmos conversas online com nossos pais. Para caminharmos na educação das nossas crianças e jovens criamos a sala PAIS NA ESCOLA, onde  juntos, podemos dialogar sobre as questões que envolvem a aprendizagem, sobre temas da atualidade  para melhor compreender as relações que se estabelecem na escola e refletir acerca de vários fatores que caracterizam essa complexidade.

Basta que você acesse o endereço abaixo:

http://moodle.colegionovotempo.com.br/

Após, digite login e senha de seu filho.

Agora é só começar a conversa!

NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO PAULO FREIRE

O Núcleo de Estudos em Educação Paulo Freire, criado no Colégio Novo Tempo, tem como responsabilidade a coordenação dos projetos de formação que se realizam na escola. Essa formação continuada pretende levar os professores a uma reflexão sobre a sua prática pedagógica incentivando a utilização de novas metodologias e possibilitando aos profissionais um contato com as discussões teóricas atuais.

O Núcleo de Estudos em Educação Paulo Freire pretende ainda com suas ações abrir um espaço para diálogo e discussão de projetos de formação de professores, atuantes na Educação Básica e nas diferentes áreas dos saberes, formar uma comunidade de investigação no ambiente escolar e promover ações de formação reconhecendo o processo de ensino com um processo contínuo de construção. Cursos, seminários, workshops, jornadas, colóquios realizados por meio de uma estratégia de formação participativa, interativa e prática visam construir uma visão partilhada do futuro da escola, das suas finalidades, dos meios de ação e dos valores subjacentes.

REVISTA ELETRÔNICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REGISTROS E REFLEXÕES

A necessidade de sistematizar a experiência acumulada do projeto de formação, dando-lhe uma forma comunicável e transformando-a num material de formação provocou a criação da revista eletrônica Práticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, um veículo que se constitui em uma memória coletiva sobre o trabalho realizado, uma contribuição para uma permanente elucidação do caminho percorrido. Além de publicar artigos científicos, relatos de experiência dos professores da escola, a revista publica também, pesquisas e produções de professores pesquisadores de outras instituições que atuam na formação de professores ou na Educação Básica.

USO DOS IPADS

Desde a Educação Infantil todos os alunos têm acesso à tecnologia. A escola hoje conta com cerca de 600 iPads e 60 notebooks para uso em sala de aula.

Uma linguagem nova, a das mídias digitais, é parte da vida das novas gerações.

Incorporamos essa linguagem sem nos descuidarmos das demais formas de expressão dos alunos. Ensinar a aprender, a buscar na grande rede as informações é uma prática que temos que incorporar.

USO DE CELULAR, GAMES…

Sabemos que hoje o celular faz parte da vida dos nossos alunos e também, que muitos pais entendem que ele  proporciona aos alunos segurança e a possibilidade de comunicação imediata com os filhos, mas não temos como nos responsabilizar por perdas e danos.

RÁDIO NA ESCOLA

O rádio na escola constitui-se em mais um elemento impulsionador do processo de ensino e de aprendizagem, se reveste em oportunidade de mobilização dos alunos em espaço cultural construído por eles mesmos, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades como capacidade de planejamento, de síntese, de raciocínio e verbalização de ideias.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento das crianças se dá por meio do acompanhamento e observação do professor com registros em relatórios individuais.

No Ensino Fundamental a verificação do rendimento escolar se dá por meio de atividades escolares diversas como trabalhos individuais e em equipe, pesquisas, provas orais e escritas realizadas de forma contínua e com resultados cumulativos.

O ano letivo está organizado em trimestres. Ao final de cada trimestre é atribuída ao aluno uma nota, resultante da média aritmética das avaliações cognitivas e da avaliação global do período. Ao final do ano letivo é considerado promovido para o ano seguinte o aluno que obtiver em cada componente curricular a média final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), resultante da média aritmética obtida das médias dos trimestres.

Os alunos de aproveitamento insuficiente serão submetidos a processo de recuperação com vistas à superação de lacunas no processo de aprendizagem:

Recuperação Contínua: Ao longo do ano letivo por meio de atividades diversificadas durante as aulas;

Recuperação Paralela: No final do 1º e 2º trimestre, em horário diverso das aulas regulares e destinada aos alunos com aproveitamento escolar menor que 6,0 (seis inteiros);

Recuperação Intensiva: Ao final do ano letivo para os alunos que não tenham logrado aproveitamento escolar satisfatório, que tenham obtido média final igual ou inferior a 6,0 (seis inteiros) em até três componentes curriculares.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

BALLET

JAZZ

TEATRO

SAPATEADO

TÊNIS DE MESA

FUTSAL

CAPOEIRA

JUDÔ (Sistema de Ensino Rogério Sampaio)

ROBÓTICA

CRIAÇÃO DE GAMES

FLAUTA DOCE

OFICINA DE VIOLÃO

PILATES

MANGÁ

PATINAÇÃO

MINICHEF