Vivenciando a Cidadania

Assembleias de Classe e Representação nos Conselhos de Classe

Acreditamos que é na escola, ao relacionar-se com seus colegas e com os adultos, que os alunos iniciam no âmbito social sua formação quanto aos valores e atitudes de uma sociedade democrática. Para tanto, as assembleias de classe se constituem em uma dessas práticas, ela passa a ser um espaço instituído para que questões de convivência diária possam ser discutidas por todos, numa perspectiva de solução de problemas.
Discutir, no Conselho de Classe, os problemas relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem com a participação dos alunos representantes tem por objetivo reunir em um só momento os principais protagonistas desse grande processo – o aluno e o professor. O diálogo franco durante o Conselho de Classe torna-se o resultado das reflexões sobre as situações vivenciadas na sala de aula.