Formando Leitores

Salas de Leitura e Bibliotecas

O prazer de estar no espaço biblioteca

Como espaço pedagógico significativo da escola, a biblioteca garante a adesão do aluno ao universo literário e da pesquisa, dá a ele condições de alçar novos voos.

E agora Machado?

Revisitar Machado de Assis significa perceber em sua obra o contraste entre aparência x essência, mostra-nos de maneira impiedosa a vaidade, a futilidade, a hipocrisia social, imperfeição da humanidade, mostra que as causas nobres sempre ocultam interesses impuros.

“Você Já Leu?”

O projeto divulga as diversas obras literárias a toda a comunidade estudantil incentivando o hábito de leitura e disseminando a informação sobre obras existentes na Biblioteca.

“Seu Talento é um Show”

É a biblioteca transformando-se em um grande espaço cultural. Projetar o nosso aluno, por meio de exposições de esculturas, pinturas, quadros, interpretações literárias e teatrais, saraus, shows musicais e trabalhos acadêmicos.

Sala do Conto

Roda de história! Momento rico para as crianças, que ao ouvir as narrativas contadas pelo professor, podem experimentar diferentes estilos literários, além do despertar do prazer de ouvir histórias. Depois da roda de leitura, as crianças podem recontar, desenhar sobre a história… O susto, o prazer, o medo, o encanto, a tristeza, a alegria, sentimentos expressos no rosto das crianças, ao ouvir muitas das histórias na roda, despertam o imaginário.

Pelo encantamento que produzem os contos são sempre retomados pela imensa riqueza e poder de suas palavras, merecem um espaço a eles reservado. Muitas almofadas, paredes coloridas, estantes baixinhas com muitos livros infantis à altura da mão das crianças, tudo para viver a magia.

Roda Viva

Tornar a leitura algo prazeroso é uma tarefa que envolve não só a escola como também a família, por isso criamos o Projeto Roda Viva. E em nossa escola o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Diferentes habilidades são trabalhadas por meio da leitura, que contribuem para a ampliação do vocabulário e incentivo a criatividade tão presente no mundo do faz de conta. O Projeto Roda Viva consiste em sacolinhas de leitura que são sorteadas entre os alunos para levarem para a casa, todas as sextas-feiras, com um livrinho de literatura infantil. A história deve ser contada pelos pais à criança no final de semana e na segunda-feira a professora da sala desenvolve uma atividade, socializando com o grupo a história contada promovendo uma interação entre as crianças e o livro.

Shiny Day

Na Educação Infantil o lúdico e o faz de conta estão presentes no dia a dia das nossas crianças, tornando o aprendizado muito mais prazeroso e significativo. É através da fantasia que despertamos a autoconfiança, a imaginação, a curiosidade, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Toda última sexta-feira do mês, promovemos o “Shiny Day”, onde todos os alunos poderão vir vestidos com suas fantasias preferidas e neste dia, exploramos os clássicos da Literatura Infantil, tais como: Branca de Neve, Rapunzel, O Patinho Feio, Os Três Porquinhos, entre outros.

Participar das atividades do colégio fantasiado de super-herói, mágico, fada, princesa e outros personagens, faz com que a criança consiga reconhecer a importância da literatura infantil, incentivando a formação do hábito de ler na fase em que todos os costumes se formam, ou seja, na infância.