Projeto Orientação Profissional 2018
14/08/2018

Neste mês de agosto iniciamos a 6ª edição do projeto “Orientação Profissional” da Rede de Ensino Novo Tempo, onde os alunos trabalham interesses, traços de personalidade, habilidades, aptidões, crenças das profissões, informações sobre cursos universitários, mercado de trabalho e muito mais.

Organizado pela psicóloga Any Carolina Ribeiro, os encontros ajudam o estudante a preparar a carreira, pois as dúvidas são comuns nesta fase da vida. “Quando chega a hora de prestar vestibular, muitos estudantes ainda não sabem o que querem, bem como existem aqueles que ficam em dúvida entre dois cursos ou mais. Nossos encontros são valiosos, já que oferecemos suporte e debatemos questões que levam à reflexão a ao autoconhecimento”, analisa a psicóloga.

São 10 encontros ao longo deste semestre, com duração de 50 minutos. Ao final do projeto será entregue aos alunos um documento que constará a devolutiva de todo o processo. Segundo Any, a meta é ajudar o adolescente a escolher a sua verdadeira vocação, fazendo com que ele descubra de forma espontânea quais são seus reais interesses e motivações.

Por fim, lembrando os pais e responsáveis que a escolha de uma determinada profissão não acontece facilmente e não é um processo isolado, e sim relacionado ao lado emocional do jovem, a fatores sociais e até mesmo familiares.