A importância da fisioterapia na escola
03/08/2018

A primeira infância é a época decisiva para a construção de hábitos saudáveis

O fisioterapeuta é um profissional que ajuda a tratar doenças, lesões e até mesmo a superar ou a indicar como se viver melhor com determinada deficiência física. No Berçário, o seu papel visa estimular e aprimorar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. No primeiro ano de vida acontece a maior fase de aquisição de aprendizagem, atingindo seu auge aos três anos. E com a estimulação precoce, mesmo que aluno tenha o desenvolvimento motor normal, as funções cerebrais dos bebês serão potencializadas.

Segundo nossa fisioterapeuta escolar, Alessandra Corrales, estimular ou despertar determinados movimentos nos bebês fará com eles aperfeiçoem as funções já existentes, e ajudará na obtenção de novas habilidades. “Podemos perceber facilmente na prática clínica e no dia a dia, que crianças que não são estimuladas, sofrem um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Esse atraso pode passar despercebido pelos pais e ser facilmente confundido, se for um atraso leve, com “é o jeito dele”, “ele é atrapalhado mesmo”. E isso pode ser observado durante toda a fase escolar da criança e mais, ir até a fase adulta”, diz a Alessandra.

É notável que a atuação de fisioterapeutas nos colégios ainda é pequena e, para nós da Rede de Ensino Novo Tempo, é fundamental propiciar aos nossos alunos ações educativas, bem como terapêuticas. Ser estimulado ainda na primeira infância é essencial, pois nesta fase as crianças aprendem brincando, e quando apresentam algum problema, deixam de ter um crescimento saudável.

Para Alessandra, na realização das atividades, o fisioterapeuta utiliza vários recursos como: bola bobath (pilates), disco de equilíbrio, prancha de equilíbrio, lycra de propriocepção, luzes coloridas, brinquedos e muitos mais. “Muitos bebês pulam a fase do engatinhar e os pais perguntam se isso é ruim. Isso jamais pode ser estimulado pelos pais. Se o bebê pulou essa fase sozinho, tudo bem, mas o ideal é estimular. Não é correto pular fase. O engatinhar é extremamente importante para os bebês. Nesse momento os músculos das mãos, dos ombros, cotovelo, escápula, joelhos e quadril, começam a ser fortalecidos pela posição de quatro apoios e pela descarga de peso em cima deles”, afirma.

Você já conhece o Berçário Novo Tempo? Caso tenha interesse, agende agora mesmo sua visita e saiba mais sobre o trabalho da nossa fisioterapeuta e conheça nossos outros diferenciais. O Berçário fica na Rua Castro Alves, 44, no Embaré, em Santos. O telefone para conta é 13 3227-2498.